Meu guru, mora em Nova Dhéli, é o renomado bailarino de Bharatanatyam Pritam Das. Eu estava hospedada no Ashram Sri Aerobindo e um motorista do Ashram me levava para as aulas e me buscava. Foi muito importante esta conexão, por que a índia é um mosaico de diversidade e o trânsito é muito intenso. Eu precisva da ajuda de Bhijam até para atravessar a rua. Mas ao mesmo tempo é um caos harmonioso, todos tranquilos, sorrindo, e com olhares ternos e um calor incomensurável.
O treinamento teve início com demonstrações de minhas práticas e do vocabulário da Bharatanatyam que é em sânscrito, que foi fundamental para estudar com professores me ensinando em Inglês, Hindi ou Telugo.
A demonstração dos adavus e Hastas-mudras( gestos com as mãos)
Mandala Bhedhas, são as posturas das pernas
Leg postures
1.Sthanakam
2.Aayatham
3.Aaleedam
4.Prenkanam
5.Preritham
6. Pratyaleedam
7. Swasthikam
8. Mottitham
9.Samasoochi
10. Parshwasoochi
SHLOKAM
“Sthaanakam chaayataalidham prenkhanapreritaani cha
Pratyaalidham suástica cha motitam samasoochikaa
Paarshwesoochiti cha dasha mandalaaniritaaneeha”
Mandala Bhedas ou posturas em pé com gestos de mão são dez:
Sthaanaka: Ficar de pé com os pés juntos em Samapaada, e colocar as mãos no quadril (ardhachandra para homens e shikhara para mulheres) é Sthaanaka. Eles são seis em número:
Samapaadam: Quando os pés são colocados juntos, em pé, é chamado Samapaadam. Usos: Pushpanjali, Devaropa (postura dos Deuses)
Ekapaadam: Ficar em pé, reto, sobre uma perna, colocando o outro pé sobre o joelho é chamado ekapaadam. Usos: Para mostrar posição estática, tapasya.
Naagabandham: Quando as mãos e as pernas são torcidas, é chamado Naagabandham. Usos: Para mostrar cobras.
Aindram: Em pé sobre uma perna dobrada, levante a outra perna, de modo a trazer o pé até o joelho, com ambas as mãos caídas para Dola Hasta em ambos os lados. Isso é chamado de Aindram. Usos: Para mostrar ao Senhor Indra, um rei.
Garuda: Em Alida Mandala, sente-se sobre o joelho direito e levante ambas as mãos em ambos os lados com Dola Hasta. Isso é chamado Garuda. Usos: Para mostrar Garuda Vaahana do Senhor Vishnu.
Bramha: Sente-se em Padmaasana, com ambos os pés colocados em joelhos opostos. Isso é chamado de Bramha. Usos: Fazer Japa.
Aayata: Colocar os calcanhares juntos e os dedos dos pés voltados para fora, com os joelhos dobrados a uma distância de 1 côvado e meio, é chamado de Ayata.
Aalida: O pé esquerdo é colocado a três palmos de distância do direito, diagonalmente na frente. A mão esquerda é segurada em Shikhara e a mão direita em Kartarimukhaha. Isso é chamado de Aalida.
Prenkhana: Colocar um pé no calcanhar do outro, abaixando-se com Kurmaavatara Hasta, é chamado Prenkhana.
Prerita: Mover a perna direita com força no chão a uma distância de três soans do outro pé, enquanto segura a mão esquerda em Shikhara no peito e a mão direita em Pataka, estendida na frente. Isso é chamado Prerita.
Pratyaalida: Quando Aalida é feito no verso, é chamado de Pratyaalida.
Swatika: Cruzar as mãos na cintura em Aalapadma Hasta e colocar uma perna sobre a outra é chamado de suástica.
Motita: Sentar-se na ponta dos pés com os calcanhares levantados, segurando as mãos estendidas nas laterais em Tripataaka e alternadamente trazendo os joelhos para tocar o chão é chamado de Motita.
Samasoochi: Sentar-se na ponta dos pés com os dois joelhos no chão é chamado de Samasoochi.
Paarsvasoochi: Sentar-se na ponta dos pés e colocar apenas um joelho no chão é chamado de Paarsvasoochi.
É importante que os estudantes de Bharatnatyam aprendam e memorizem os Mandal bhedas, pois isso ajuda durante as instruções em sala de aula e, como é evidente, alguns são usados para representações específicas, como Aindram, que é usado para retratar o Senhor Indra .
Meu Guru Pritam Das
s="separator" style="clear: both;">
bhedas, pois isso ajuda durante as instruções em sala de aula e, como é evidente, alguns são usados para representações específicas, como Aindram, que é usado para retratar o Senhor Indra .
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
4.096