RASA - A ESTÉTICA DO SABOR

Fui ao supermercado e quando cheguei em casa percebi que tinha esquecido o Sal. Eu tentei fazer um refeição com ervas e temperos, mas o resultado foi um desastre. Jesus disse que "nós somos o sal da terra." Eu nunca me senti o sal da terra, eu já me senti um limão, uma banana, já me senti uma salada de frutas com os pensamentos embaralhados ,me senti inclusive um "docinho de coco", uma manteiga derretida, enfim a lista de metáforas é grande. O sal é tão fundamental na minha cozinha, que eu só lembrei da sua importância na ausência. O sal dá sabor aos alimentos deixando mais saborosos, mas tem uma medida, não pode ser exagerado na comida, mas a quantidade muito pequena, também é ruim, pelo menos para mim, que adoro um tempero. Li uma vez que no período Neolítico já usavam sal, no Novo testamento a mulher de Lot foi transformada em estátua de Sal, inclusive o sal já foi moeda para comprar escravos e os soldados recebiam o sal como uma recompensa ao vencer batalhas, dizem que é a origem da palavra salário, não tenho certeza. A independência da Índia, está totalmente ligada ao Sal.Foi a taxação do sal imposto pela Inglaterra, que fez Gandhi chamar a população para fazer o seu próprio sal. Primeiro passo para libertar a Índia, foi o começo da revolução Não -violenta que culminou na independência da Índia. Quem sabe o sal da terra seja o convite para a gente sentir o sabor da vida? Ser aquele aroma? Talvez a metáfora de Jesus seja sobre a sabedoria de ser, de dar sabor à vida de alguém, conviver se diluindo sem perder a identidade, afetando o outro sem excesso ou ausência de nós, encontrar a medida sem ter "um rei na barriga", é encontrar um equilíbrio que nem sei se é possível. Mas sem esta potência, temos a expressão " uma pessoa sem sal." Eu nunca fui sem sal. Vou precisar seguir com a humanidade sendo temperada pelo sal. Pode ser que seja " mamão com açúcar" ou eu estou " viajando na maionese.