MARGAM

Margam significa “caminho” ou “caminho” ou “jornada”. Muitas vezes é descrito como uma jornada espiritual, uma jornada através do seu eu interior (o jeevatman) até a consciência última (o paramatman) em um sentido mais amplo OU uma jornada pela sua vida (mais uma abordagem materialista) desde a infância até a velhice em um sentido simples e tranquilo O quarteto Tanjore estruturou os itens de uma apresentação/recital de dança completo da seguinte forma: Alaripu Jathiswaram Shabdham Varnam Padam Keerthanam Javali Ashtapadhi Tillana Mangalam. Padmabhooshan Sri Balasaraswati comparou Margam a entrar em um grande templo. Como ; quando entramos num templo pela entrada Gopuram (Alaripu), avançando pelo Ardhamandapam (Jathiswaram), pelo Mandapa (Shabdham e Varnam) e finalmente pelo Srikovil (Padam/Keerthanam/Ashtapadhi) onde a divindade é mantida e adorada e quando o Srikovil abre para o Deeparadhana, o chendamelam (as batidas do tambor) vai até o pico (Thillana) e então diminui lentamente e para junto com a queima final da cânfora (Mangalam). Esta é uma forma puramente espiritual de descrever o Margam. Um caminho para a união final com o paramatman, a mãe natureza. Pensamentos pessoais : A jornada nunca termina…. é apenas uma transformação do menor átomo nas plantas, nas árvores, nos insetos, nos animais, nos humanos, nas estrelas, nos planetas, no sistema solar, na Via Láctea, na galáxia e assim por diante, que a humanidade ainda não descobriu. O grande poeta Sri Purandara dasa mencionado em seu Kriti “jagadodharana”, Ele está lá em um átomo e na maior coisa do mundo (Anoraneeyanaaa mahathomaheeyanaa). Mas então, por que pensamos na união com esse Deus? Por favor, despeje seus pensamentos Uma forma pessoal de descrever esta jornada é compará-la com as diversas fases da vida. Por favor, leia e comente sua opinião sobre isso: Alarippu pode ser a fase da infância mais ou menos durante os primeiros sete anos, quando você está na fase de aprendizagem básica. Basta analisar a si mesmo, cada pessoa experimenta a felicidade suprema apenas quando você está na infância (se você deixar a criança no mundo dela😊😊😊 hoje em dia o que não está acontecendo) ou quando um adulto brinca com um bebê. É muito parecido quando um leigo assiste ao Margam, o Alaripu é o item mais atraente entre todos Jathiswaram representa a fase mais enérgica em direção à adolescência, quando você reúne o que aprendeu nos anos anteriores. E então chega o Shabdham quando você entra na fase de fantasia da sua vida, a fase da adolescência pensando mais na vida amorosa. A maioria de nós é como Alice no país das maravilhas. Varnam retrata a fase adulta de sua vida enquanto você é mais ativo, aplicando em sua vida tudo o que aprendeu até agora. É a fase mais difícil e mais longa do seu ciclo de vida e, assim como em um Margam varnam, é o item mais longo e mais difícil. A próxima fase é uma fase de bastante amadurecimento, quando você olha as coisas de uma forma calma e racional que é representada por Padam. Você pode usar a sabedoria que conquistou até agora para improvisar sua vida. A velhice é quando você começa a se aproximar mais de Deus, quando passa a maior parte do tempo louvando a Deus, o que é retratado por Keerthanam, javali ou Ashtapadhi. E finalmente quando você está na última fase em que você realmente aproveita sua segunda infância, como disseram poetas como Shakespeare, um pouco de tempo travesso (como idealmente deveria ser, mas o estilo de vida atual não permite isso nesta nova era) representado por Tillana. Finalmente Mangalam, a união final com a consciência última. Então, idealmente, um Margam é um retrato claro de todas as fases da vida de uma pessoa. Vamos analisar um por um literalmente: Alarippu : Este termo pode ter evoluído de duas palavras do sul da Índia, Malar, que significa botão de flor, e Arppanam, que significa oferenda. Então a tradução literal de Alaripu é “oferecer flores 🌺”. Iniciamos todo o recital de dança oferecendo flores ao Deus, ao Guru e ao público em sinal de respeito e obediência a eles. Em Tamil/Telugu a palavra significa florescer. Basta olhar para a palavra Malar que significa botão de flor, que guarda dentro dela uma linda flor que está prestes a desabrochar e não apenas isso, uma vida inteira dentro dela. O botão se transforma em uma flor e a flor em um fruto e o fruto em uma nova planta a partir das sementes de dentro. Devemos olhar para esta transformação ou evolução num amplo espectro e pode, portanto, ser descrita como a evolução de um dançarino. Quando Smt. Balasaraswati compara Alaripu a entrar no Gopuram de um templo, como dançarino é muito fácil se conectar com isso enquanto realizamos um Alaripu. Alarippu pode ser executado em pancha jaathis. É um item puro baseado em nritta que aplica todos os bhedas. Dei uma postagem separada sobre tisra jaathi Alaripu. Por favor, leia esse post se você estiver aprendendo Alaripu. Jathiswaram : Se você olhar para este termo, verá que é uma combinação de dois aspectos importantes em bharatanatyam; jathi (nritta) e swaram (música). Ambos são inevitáveis ​​num recital de dança. Não podemos dizer isso como jeevatman e paramatman? Nada mais para descrever sobre isso, pois todos vocês conhecem bem Jathiswaram. Jathis são definidos, de acordo com swaras em um raga e tala específicos. É uma forma pura de nritta. Shabdam: Esta é a primeira vez que uma dançarina é introduzida no mundo do abhinaya. É uma combinação de nritta e nritya. Geralmente ambientado em ragamalika na época atual, mas antes era composto principalmente em ragam kamboji. Começa com um pequeno e lindo jathi. Cada linha do sahityam é repetida para que o dançarino explore padartha abhinaya (significado palavra por palavra) e vachika abhinaya (sanchari – expressando brevemente através de histórias). Varnam : A composição mais importante e central de todo o conjunto é o varnam. Como a palavra significa, é colorido. É colorido no sentido de que é uma combinação de trikala jathi, sahityam, pallavi, anupallavi, chittaswaram, chittaswaram sahityam e charanam. Existe uma grande diversidade dentro do mesmo item para um dançarino explorar e improvisar. É novamente uma combinação de nritta e nritya. Padam: Um Padam é o mais bonito do repertório bharatanatyam porque, como dançarino, ele ou ela tem muito a explorar ao expressar emoções como amor ou devoção e experimentar a si mesmo e ao público o satvika anubhava. Na maioria dos padams. podemos ver um sringara bakhti, um amor digno. Um Padam geralmente é definido em um andamento lento. Padams incluem pallavi, anupallavi e charanam. Quanto menores forem as repetições dos sancharis melhor. Deve-se tomar cuidado para manter o sthayi bhava. Keerthanam : Um Keerthanam é um item composto para glorificar os deuses. É composto em andamento médio principalmente em ragas simples e leves. É mais um item orientado para abhinaya, exceto que, diferentemente de Padams, jathis simples estão incluídos aqui. O sthayi bhava em Keerthanam é bakhti ou devoção a Deus. Javali : Um javali é ligeiramente semelhante a um Padams. Quando um padam transmite o desejo desesperado da amante (considerada como a jeevatma) pela união com o Deus supremo (o paramatman), retratando um amor 💕 muito digno, um javali retrata os aspectos muito casuais do amor de uma forma muito sutil. e maneira lúdica. Javalis geralmente são definidos em ragas suaves até madhyam Kala (ritmo médio). O sahityam é muito simples e até coloquial. Thillana : Thillana é considerado o penúltimo item, sendo o último o mangalam. É puramente um item baseado em nritta com um sloka elogiando uma divindade ou um rei. Geralmente é definido com pallavi, anupallavi, sahityam, charanam e charanaswaram. O objetivo de fazer um Thillana é transmitir alegria espiritual, o chidanandha. Os movimentos rápidos e a música atraente são a especialidade de uma thillana. Começando com o simples drishti bheda seguido por Mai adavu e os belos korvais finalmente termina com um sloka de uma ou duas linhas louvando a divindade, uma última vez antes de encerrar o repertório. Sloka/Mangalam : O repertório termina com um sloka, a oração final cantada usando o manodharma do músico dando um grande espaço para ele relaxar após o longo esforço.. ..,.., encerrando assim o show sem esforço 🙏🙏🙏 https://natyarambha.wordpress.com/bharatanatyam-margam/

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