Do alto da cabeça e vai até adornar seus pés, a dançarina clássica é literalmente enfeitada da cabeça aos pés. As joias são uma parte essencial do traje de dança. Adiciona brilho à aparência da dançarina e realça o efeito visual e o apelo estético de sua dança, invocando rasa no observador. O uso de figurinos e joias é chamado de aharya abhinaya, um dos quatro tipos de abhinaya descritos no Natya Shastra, o tratado clássico de Bharata Muni sobre as artes cênicas. Menciona os quatro tipos de joias ou ornamentos a serem usados por uma dançarina, que “se usados de maneira adequada e com compreensão acrescentam beleza ao corpo”. Em seguida, ilustra em detalhes os ornamentos específicos a serem usados por artistas masculinos e femininos. Enquanto esses números chegam a 16 para os homens, existem mais de 38 para as mulheres, incluindo seis para o cabelo e a cabeça, oito para a orelha, seis para o pescoço, pelo menos duas guirlandas de joias e pérolas para o peito, oito para as mãos e dedos, cinco para os quadris e três para os tornozelos e pés! Enfeitado e enfeitado dessa forma, é difícil imaginar como um dançarino pode tentar até mesmo o movimento de dança mais simples. No entanto, após essa descrição detalhada, o texto antigo admite que muitas joias podem restringir o movimento e anular seu próprio propósito:Entre alguns dançarinos de hoje, parece haver uma tendência de reduzir o visual "enfeitado da cabeça aos pés" para um visual de elegância mínima, o que responde ao ditado de que menos é certamente mais.O tikka emoldura o rosto e as pulseiras chamam a atenção para os pulsos porque usamos muitos mudras e movimentos de pulso. Eu gosto de manter a aparência mínima, mas elegante. Eu não gosto de joias pesadas e arrogantes. Para mim, a joia tem que ser o mais leve possível, mas também tem que parecer real. Eu uso apenas um tikka, brincos e pulseiras um pouco grossas em cada pulso. Eu não uso mais colares longos. Não gosto de usar anéis ou qualquer coisa nos pés. ” Elegância mínima.As dançarinos concordam que as joias devem embelezar a dançarina. Afinal, como Bharata Muni avisa no Natya Shastra: “a ornamentação
não feita corretamente não é ornamentação nenhuma”.

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