Sonhos

Eu sonhei que estava num quarto minúsculo. Com uma toalha amarela, secava o meu cabelo. Mas na hora de sair, a porta não abria, eu estava presa, e torcia o trinco da porta, sem chave, não havia em mim nenhum sinal de medo, desespero ou a sensação de ter sido trancada por alguém. Acordei intrigada com este sonho. Será que estou presa na "zona de conforto " como dizem o pessoal da gratiluz? E qual o motivo de secar os cabelos com uma toalha amarela? Não havia um chuveiro, não se tratava de um banheiro. Durante o dia fui me percebendo. Existe uma prisão pior do que a física, a prisão da mente, o cárcere interno, é quando o mundo interno é uma couraça. Eu lembrei que os cabelos simbolizam os pensamentos e que o amarelo é a cor do conhecimento. Na Idade Média os hereges usavam Amarelo, que também representa a intensidade, a expansão, a rapidez e a inteligência. O amarelo manifesta o poder das divindades do além e está relacionada ao aspecto masculino (yang), luz e vida. Mas como alguém preso pode estar neste Estado de graça? Eu acredito que no meu sonho, eu experimentei a maior liberdade que é a da consciência, a chave está realmente dentro. O mundo contemporâneo a cada dia está nos fechando nas teias do neuromarketing, usam o nosso cérebro e o nosso inconsciente para nos controlar e manipular nossos desejos, tudo pode virar mercadoria, inclusive nós viramos mercadoria, nesta sociedade do espetáculo, onde consumo e sou consumida. Acho que esta deve ser a pior prisão, a prisão da ignorância, da falta de si mesmo, de ter perdido o lugar da identidade e da própria voz, quem perde, fica preso sem ver as grades, e a chave fica nas mãos desconhecidas de quem sabe muito bem num jogo sutil entrar no nosso universo e nos proporcionar a falsa ilusão de liberdade. No meu "universo particular " a minha chave é a sabedoria, só me conhecendo posso me fortalecer e sair desta armadilha, percebendo as grades, me libertando de algumas, me prendendo a outras mas, sempre atenta para não ficar confortável demais.

Comentários