PESO E LEVEZA

Estava saindo de casa e quando olhei para o céu vi um par de borboletas super coloridas voando juntas, no fundo azul do céu, parecia uma pintura em movimento. Eu nem peguei o celular para registrar aquele milagre, por que não queria perder aquele instante que parecia feito só para mim.Fiquei um tempo me perguntando se era um acasalamento de borboletas, se estavam namorando, ou sei lá que relacionamento era aquele. Elas dançavam no ar juntas com muita leveza e nunca havia atrito, era uma dança leve, harmoniosa e bela. Quando elas sumiram com sua dança e o céu voltou a ser azul e vazio, não havia nuvens no céu. Lembrei de um livro que li há muitos anos, do Milan Kudera, A insustentável leveza do Ser. No livro ele me revelou que muitas vezes as nossas escolhas por mais leves que sejam trazem também o peso da vida. Consiste na eterna dualidade na busca por leveza e na dualidade do peso e da leveza. Tenho que aprender muito com as borboletas afinal como permanecer leve e me relacionar com o peso do mundo? Como viver intimidade com alguém lidando com meus pesos e medidas sem pesar na vida do outro e ao mesmo tempo não sentir o peso do outro em mim? Me parece que A insustentável leveza do Ser ficou realmente líquida como disse Bauman, e se vivemos numa sociedade de consumo, onde o próprio Ser humano virou mercadoria, a leveza ficou líquida justamente por que o peso das relações gerou uma falta de comprometimento e o ideal é viver relações vazias de conteúdo, será que somos todos mercadorias? Segundo este filósofo, vivemos a era cujo estilo de vida é marcado pela fragilidade dos laços e por uma fluidez caracterizada como líquida, estranho que fluidez para mim tinha outro significado, ter fluidez era viver intensamente diante da presença de alguém e ao mesmo tempo, permanecer leve para quando os pesos chegarem e seguir em frente quando o momento escapar. Mas não é nada fácil este movimento de fluidez na vida, ele pode ser superficial e pode ser também pesado quando nos envolvemos e vemos nossos sonhos "sólidos se desmancharem no ar."

Comentários