PANDEMIA

Se tem uma coisa que está sendo uma realidade para mim é aquela frase "Este ano está saindo tudo exatamente conforme eu não planejei". Eu intendo perfeitamente que a vida é impermanência, no entanto tudo virou de cabeça para baixo. Aos poucos estou me achando. A nova realidade agora são as aulas on-line, para mim no caso, tem muito profissional dando aula on-line há muito tempo. Eu mesma fiz aula de dança Clássica Indiana com uma bailarina por Skype, diretamente do Canadá. . Mas eu era aluna e conhecia minha professora desde 2008. As aulas aconteceram em 2018. Mas montei meu estúdio em casa, e retomei as aulas, agora on-line. A novidade é que é a primeira vez que dou aula para um homem. Sempre em toda a minha história com a dança, dou aulas para mulheres. Geralmente no conteúdo das aulas, era natural que o universo feminino fosse o aspecto predominante, o universo das Deusas e a poética da natureza feminina, eram e é um ponto forte nas aulas. Apesar de que o objetivo da dança Clássica Indiana é integrar o feminino e o masculino, a delicadeza na força. Mas este aluno me deixou intrigada, ele não é dançarino, fala quatro idiomas, um intelectual. Esta nova demanda está muito rica, o lado analítico dele está me fazendo usar aspectos do masculino, apesar de também enfatizar o feminino. Temos aulas teóricas, posso aprofundar no estudo do Sânscrito e na história da dança, mitologia e símbolos. Uma vez ano passado um aluno fez uma única aula e não continuou. Num pais tão machista como o nosso é bom enfatizar a beleza do masculino quando honra o feminino e do feminino quando honra o masculino e enfim "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". Cito aqui um fragmento interessante que li num texto hoje. "Por exemplo o Sis ou seja, uma pessoa cisgênero pode ser gay, bi, pan, assexual ou hétero. Orientação sexual não tem relação com identidade de gênero. ... Por exemplo: um homem pode ter nascido com os órgãos sexuais masculinos, se identificar como homem, mas ter desejo sexual por outro homem, num perfil cisgênero homossexual. Outra coisa é o Não-binário é um dos muitos termos usados para descrever pessoas cuja identidade de gênero não é nem inteiramente masculina nem inteiramente feminina. Os indivíduos que são não-binários podem usar outros termos também como o agênero, queer, ou genderqueer, Binário de Gênero é então, a ideia (ou ideologia, se preferir) de que apenas existem dois gêneros, homem e mulher. Pessoas (homens e mulheres) podem ser cisgêneras ou transgêneras (ou cis e trans, simplesmente). Cis são aquelas cujo gênero autopercebido é o mesmo que foi dado" Então eu descobri que eu sou Cis. Acho que as possibilidades do humano são incomensuráveis, o importante é honrar é respeitar. A arte é um elo que integra. Minha casa estúdio está aberta, para todo mundo, é só entrar puxar a cadeira e eu ainda sirvo uma cafezinho virtual. Estou adorando dar aulas para ele, é uma outra possibilidade que estava adormecida.

Comentários