Margam

significa um caminho ou um curso seguido. É um curso definitivo completo onde os itens de dança são executados em uma ordem tradicional. Os itens incluídos são Alarippu, Jatiswaram, Shabdam, Varnam, Padam, Tillana e Shloka ou Verse. De acordo com alguns estudiosos, isso não significa que esses são os únicos itens que podem ser executados, mas qualquer item de dança tradicional ou qualquer música que possa dar espaço para a exposição de Nritta e Nritya no seu melhor pode ser incluído. Portanto, Pushpanjali, Kauthukam (Kauvutvam), Mallari, Javalis e outros também são encontrados no repertório de certas escolas de BharatNatyam. No início do século XIX, os quatro famosos e grandes músicos, nattuvanars, dançarinos, poetas de Tanjore, a saber, Chinnaiya, Ponnaiya, Shivanandam e Vadivelu (1777-1832) criaram e propagaram o formato atual de um recital BharatNatyam do tradicional Sadir Natya ou Dasiattam. De acordo com o grande dançarino T.S.Balasaraswati, "A ordem tradicional do BharatNatyam-alarippu, jatiswaram, shabdam, varnam, padam, tillana e shloka ou verso, é a sequência correta para revelar o espiritual através do corpóreo." Ela comparou o Recital BharatNatyam a um Templo grandiosamente estruturado: “Nós entramos pelo Gopuram (salão externo) de Alarippu, cruzamos o Ardhamandapam (salão intermediário) de Jatiswaram, então o Mandapam (grande salão) de Shabdam e entramos no recinto sagrado da divindade no Varnam. Ao dançar ao som dos Padams, experimenta-se o contentamento, a calma e a tranquilidade de entrar no santuário a partir de seu recinto externo. É semelhante à conjuntura em que as luzes da adoração em cascata são retiradas e as batidas dos tambores morrem com o canto simples e solene de versos sagrados na proximidade de Deus. Em seguida, o Tillana entra em movimento como a queima final de cânfora acompanhada por um pouco de barulho e agitação. ”

Comentários