Identidade

Ontem em pleno sábado de chuva, parei para tomar um sorvete e esperar minhas amigas. Estava tão introspectiva que só ouvi uma voz me dizendo: _"moça você nasceu no Maranhão!". Olhei para trás e era uma pessoa em situação de rua, sentado no meio da chuva. Eu falei para ele tão feliz:_ Nossa você acertou na mosca!". Fui vista por uma pessoa que geralmente é invisível, um ser humano que experimenta a dor de ser ignorado na pele, no cotidiano de dias chuvosos ou ensolarados.. Eu no alto da minha distração com tudo a minha volta, também não percebi a presença dele e ele me olhou, viu a minha origem, me olhou nos olhos. Ele tinha todos os motivos para me pedir e no entanto, ele me deu um momento de humanidade no meio dos pingos da chuva, me deu sem ter nada e me deu tudo. Eu queria dar alguma coisa, que não fosse moedas para amenizar minha consciência e acabei dando minha presença, e agora eram dois humanos falando da vida. Nós conversamos, eu perguntei como ele tinha me percebido e ele me disse que andou tanto por esse Brasil, falamos do mundo, de nós mesmos. Que pessoa doce, um olhar tão profundo...no final quem estava precisando receber era eu mesma, apesar de abrir minha carteira para contribuir com a sua refeição do dia, o mínimo que eu podia fazer era aquecer o seu estômago e ele aqueceu a minha alma.

Comentários