O CORPO NARRADO COM GESTOS

A minha voz narrada no corpo, com o instrumento de percussão que uso nos tornozelos. Eu sou a melodia, a percussão, a voz, o teatro e a dança.Sou razão, emoção e ação, ao vivo e a cores, o aqui e agora sem medo. O aqui e agora, equilibrando o agir, sentir e pensar, fui desafiada pela vida e não tinha como fugir de mim mesma.O fato é que me entreguei de corpo e alma a esta experiência no corpo, me especializei tanto em errar e acertar que parece que o errado, o torto, o caos, o inusitado compõem a minha história de acertos, vivo na vertigem tentando segurar o espaço tempo na palma de minhas mãos., Num mundo pontuado por certezas, deixo tudo no ar sem resposta, deixei a imaginação continuar funcionando depois de uma apresentação,como num filme de final insólito, onde você precisa criar o seu próprio final e ligar os fatos narrados.Por isso gosto muito da "jornada do herói", elemento essencial para nos identificarmos com alguma narrativa e base para noventa por cento dos roteiros de cinema e afins. Porque é um traço da nossa humanidade, errar, fugir, voltar, refletir, e encontrar uma saída para mudar o mundo, ou no mínimo mudar a si mesmo. O monomito também chamado de "jornada do herói" foi escrito por Joseph Campbell,um estudioso de mitologia e religião (1904-1987) é um conceito da jornada de um determinado personagem, presente nos mitos. O termo aparece primeiro no seu livro, o Herói de mil faces. Esse padrão monomito pode ser encontrado desde a narrativa clássica de Prometeu,até por exemplo na saga Star wars do George Lucas e Matrix, vou ficar só nestes dois exemplos. É uma abordagem que inclui as forças inconscientes do Freud,o conceito Junguiano de arquétipos e a estrutura do ritos de passagens de Arnold Van Gennep. No fim de minha jornada percebi a minha pergunta para esse momento, porque escondi minha voz? O que meu silêncio quer falar e não estou dando ouvidos? Mas ao mesmo tempo que sigo perguntando, eu sei o quanto me sinto integrada e honrada a mim mesma por ter me vencido. Eu encontrei Deus nos detalhes, mas agora eu percebo que no inusitado, na espontaneidade ele se revela para mim.

Comentários