A PANELA E O ZEN Budismo

A vida é feita de um inconstante estado de treinamento e ações que abrem caminhos. Uma característica do pensamento oriental é o verbo, a ação e a sua relação com o todo e a relação com todas as partes. Sobre o ponto de vista prático, as ações do cotidiano podem e devem ser elevadas a um caráter lúdico e podem traduzir a fina sintonia com as ideias refinadas e elevadas de iluminação. Nos mosteiros tradicionais, não existe esta imagem do monge sentado numa almofada o dia todo e sim trabalho duro sobre si mesmo e sobre limpeza e disciplina. Lavar pratos, fazer pão,estudar. Superar a rotina e o deserto da alma a cada instante. Uma vez estava num mosteiro e recebi na cozinha do templo diante de uma pilha de louças um ensinamento que levei comigo. Foi uma abordagem inusitada diante de uma pilha de louças sujas.Logo eu, educada pelos meus avós sem nunca ter lavado um copo na vida. Fui apresentada a uma panela e me foi revelada uma importante lição: todas as etapas e detalhamento ímpar para se lavar uma panela. Primeiro fui ensinada para ter uma qualidade de presença no ato de lavar em si,total concentração na lavagem da panela, isto é meditação, a atenção em cada parte da panela, terminar uma ação para começar outra, fazer tudo com dedicação, tentar a perfeição no simples ato de lavar. E assim é a nossa vida, se pensarmos cada ação, cada detalhe como se fosse a última vez , cada momento seria eterno e a impermanência não assustaria tanto assim. Tudo seria mágico, por que o tempo seria agora sempre. E o entulho do passado abarrotando a memória da nossa pele, nossas gavetas desarrumadas pelo tempo. E também não pensar que no futuro vou evoluir ou que sou assim, por que fiz alguma coisa impoderavel numa vida passada e mereço pagar ou se não evoluir aqui nesta encarnação, voltarei na próxima e dou uma adiada na minha evolução. O grande aprendizado naquela cozinha simples, foi que através da panela eu entendi o ensinamento contido no zen Budismo. Afinal, Buda o iluminado, atingiu o nirvana , executando uma ação muito cotidiana e simples, ele sentou embaixo de uma árvore.

Comentários