DANÇAR O AVESSO

Estava no olho do furacão, perto de entrar em cena.Taquicardia, medo, morte, vida, suor e sangue no corpo, tudo ao mesmo tempo agora. Dançar é este absoluto poder do agora que é efêmero.Estava em cena,a música começa e de repente é interrompida abruptamente, meu corpo absolutamente sinestésico e a alma totalmente nua,leva uma porrada que quase me derruba em cena diante de todos os olhares concentrados em mim. Numa fração de milésimo de segundo me recuperei e parei solenemente.Olhei para o público e esperei, e deixei as coisas se resolverem por si mesmas. Quando a música retorna, eu não era mais a mesma,o fato é que já tinha sofrido uma mutação genética publicamente. Era a sequência coreográfica de outra coreografia, em outro corpo que se recuperou de um choque e estava pronto para o desconhecido. Dancei sem medo, mas tudo o que planejei e fiquei horas e dias ensaiando e delirando, foi para outro lugar. Errei as coreografias,criei novas modulações rítmicas e dancei o meu avesso, errando publicamente com toda a dignidade de artista, que por caminhar sobre o abismo do inusitado e da imprevisibilidade de tudo, foi assim mesmo, morrendo e nascendo à cada passo. A platéia totalmente comigo, absorta encantada e eu sei entender, onde havia a beleza no que não era para ser dito, mas que uma falha trágica técnica, me fez dizer sem saber que no fundo era o que precisava ser dito. Quando finalizei a apresentação, fui muito, muito aplaudida. Saí igualzinho um fantasma, como assim? Voltei depois e contei para os meus amigos o que tinha acontecido, só havia admiração, ninguém percebeu nada. E eu fiquei com aquela imagem de Arjuna no Bhagavad Guita, quando ele pára e diz que não vai mais lutar e recebe o privilégo de ser guiado pelo próprio Deus Krishna, ele decide voltar a lutar com a orientação de Deus. Estou pensando no quanto esta apresentação me ensinou sobre a verdadeira dança que é sair do controle e deixar o mistério guiar os meus passos.Ensaios, treinamento e estudo faz parte da nossa vida de artista, mas tem um lugar misterioso que é quando Deus dança e vira uma experiência, é literalmente viver o mistério.

Comentários