MALALA

Contei esta semana para as crianças a história de Malala. Falei para eles sobre a diferença de um história imaginada para uma história real que de tão fantástica transcende a ficção.Pensei nas crianças e como eu poderia usar a minha voz para de alguma forma levar a história de Malala com poesia. Como falar para as crianças de um grupo de Talibãs que atiram no rosto de uma menina cujo o único ideal é reivindicar o direito de estudar para as meninas? Na minha pesquisa sobre Malala fiquei sabendo que são cento e trinta milhões no mundo. Vesti meu figurino, fiz uma trilha com músicas do Paquistão. As crianças perguntaram o porquê desta proibição e eu tomei emprestado o pensamento de Malala,afinal uma menina que estuda e cresce consciente dos seus direitos, não vai aceitar violência e principalmente ser tratada como inferior. E por isso a importância da educação.Contei que Malala mostrou ao mundo com suas ideias e defesa da educação para todos , a necessidade de uma cultura de paz e ganhou o prêmio Nobel da paz inclusive. Ela fez sua mensagem da sua aldeia, do seu universo particular percorrer o mundo. Eu vi meninas com os olhos brilhando.

Comentários