ZEITGEIST

Afirmo que minha dança não é religião e ao mesmo tempo é um canal de expressão da minha espiritualidade, estabeleço a ponte entre tradição e inovação, arte e sacralidade. Jung (1875-1961), psiquiatra e psicoterapeuta suíço,afirmou que "a força do arquétipo reside na relação entre imagem e emoção" e que "a imagem sozinha equivale a uma descrição de pouca importância". Mas, "quando a imagem é carregada de emoção, esta ganha Numinosidade" (energia psíquica). A arte funciona como um caminho de encontro do humano e nos revela o "espírito do tempo" ou zeitgeist, que é um termo alemão cuja tradução significa espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo. Estou me referindo a uma certa necessidade de busca um movimento de busca pelo outro real, no meu caso criando uma relação com os espaços urbanos, a relação da arquitetura simbólica com a atenção no corpo que habita este espaço.A relação da criação voltada principalmente para o espaço interno, onde os olhos e as mãos são construtores de afeto e de lirismo.Penso também no resgate do encontro,da troca de afeto, da solidariedade e da vontade de ser um canal da manisfestação do divino em cada um, e assim vamos criar uma sociedade baseada no amor.

Comentários