O expressionismo alemão teve seu auge em 1920, reflexo da Primeira Guerra Mundial. Neste período,
Rudolf Von Laban já realizava estudos e análises de movimentos, sendo seguido posteriormente por
nomes da dança
como Mary Wigman, Jacques Dalcroze e Kurt Jooss. Nesta época, Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata,
vão à Alemanha, em
busca de informações sobre as manifestações artísticas européias, que pouco mais tarde
influenciariam na criação do Butoh. Retornando ao Japão, deram início a uma dança tida como margina
l, levada às ruas, becos e portas de bares da cidade, denominada por Hijikata
de Akonku Butoh, dança das trevas, depois abreviada para Butoh.
Esta pesquisa tem por objetivo estudar a influência da dança expressionista alemã dos anos 20
na criação da dança Butoh e as possíveis relações entre essa modalidade e o
Tanztheater alemão de Pina Bausch. O trabalho desenvolve análise
e interpretação de dados obtidos em uma pesquisa bibliográfica e
conseqüente avaliação de vídeos sobre o Butoh. Nesta etapa faz-se
uma análise do material recolhido para que se obtenha uma visão geral sobre
o assunto em questão, associada ao que Cervo & Bervian denominam
de “leitura informativa”: “leitura de reconhecimento”,
“leitura seletiva”, “leitura crítica ou reflexiva” e “leitura interpretativa”.
A partir dessa análise pretende-se organizar uma historiografia
a respeito do Butoh e as possíveis influências alemãs.
Na dimensão visual seleção, transcrição e codificação
serão diretas, será delimitada uma cena, em seguida uma tomada
coletiva da coreografia, e finalmente um levantamento dos
elementos escolhidos para análise: cenário, figurino, movimentação,
iluminação música e efeitos complementares, pois Butoh propõe um
estranhamento na movimentação corporal, com ritmo e peso específico.
A questão é ser explícita sobre fundamentos teóricos, éticos e práticos
da técnica butoh, abrindo um espaço onde o trabalho possa ser debatido,
aliando-o também ao contexto histórico-social do expressionismo e tanztheater alemão.
A pesquisa, ainda em fase de revisão de literatura, que, pela
contemporaneidade do tema, exige cuidadosa pesquisa bibliográfica
evidencia como resultado parcial a influência do expressionismo
alemão no butoh de Kazuo Ohno, conforme depoimento do próprio artista.
Lívia Tavares Gonçalves (Estagiária voluntária); Solange Caldeira (Orientadora)
Instituição: UFV/MG/ Curso de Dança
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Autor(a): Lívia Tavares Gonçalves
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KAZUO OHNO
Além de esclarecedora, a postagem mostrou a leveza de teu talento com o corpo e o espírto.
ResponderExcluirParabéns!
Meu abraço!
Obrigada Willmondes,
ResponderExcluirBusco inspiração nos mestres, para através do aprendizado contínuo, alimentar minha alma e expressar o meu ser.
Abraços