BUTOH

Butoh

Butoh (舞踏 butō?) é o nome coletivo para uma escala diversa das técnicas e dos motivations para dança inspirado pelo movimento de Ankoku-Butoh. Envolve tipicamente o imagery playful e grotesque executado frequentemente na composição do branco-corpo mas não há nenhum estilo do jogo. Suas origens foram atribuídas às legendas da dança do japonês Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno.

Índices

História

O primeiro butoh a parte era Kinjiki (Cores proibidas), perto Tatsumi Hijikata, que premiered em 1959. Baseado na novela do mesmo nome perto Yukio Mishima, a parte explorou o tabu de homosexuality e terminado com uma galinha viva atrás prendeu entre os pés de Yoshito Ohno (filho de Kazuo Ohno) e Hijikata que persegue Yoshito fora do estágio na escuridão. Primeiramente em conseqüência do misconception que a galinha tinha morrido devido ao strangulation, esta parte ultrajou as audiências, e resultou em proibir de Hijikata do festival onde Kinjiki premiered e estabelecido lhe como iconoclast.

Em um trabalho mais atrasado, Hijikata continuou a subvert noções convencionais da dança. Inspirado por escritores como Yukio Mishima, Lautréamont, Artaud, Genet e de Sade, delved no grotesquerie, na escuridão, e na deterioração. Simultaneamente, Hijikata explorou o transmutation do corpo humano em outros formulários, tais como animais. Desenvolveu também uma língua choreographic poética e surreal, butoh-fu (fu os meios “exprimem” no japonês), para ajudar ao dancer transformar em outros materiais.

Começando nos 1980s adiantados, Butoh experimentou um renascimento enquanto os grupos de Butoh começaram a executar fora Japão para a primeira vez. O mais famoso destes grupos é Sankai Juku.

O status de Butoh no presente é ambiguous. Aceitado como uma arte do desempenho no ultramar, remanesce razoavelmente desconhecido em Japão.

Butoh na cultura popular

Um desempenho de Butoh choreographed por Yoshito Ohno aparece no começo da seção de Tokyo de Hal Hartley'película de s 1996 Flirt.

Ron Fricke'película documentary experimental de s Baraka (1992) cenas das características de butoh desempenho.

O começo desenvolvido trabalho em 1960 por Kazuo Ohno com Tatsumi Hijikata era o começo de o que é considerado agora como “Butoh.” No livro de Jean Viala e de Nourit Masson-Sekinea Máscaras da escuridão, Kazuo Ohno está considerado como “a alma de Butoh,” quando Tatsumi Hijikata for visto como “o arquiteto de Butoh.” Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno desenvolveram mais tarde seus próprios estilos de ensinar separados de se. Os estudantes de cada estilo foram sobre criar muitos grupos diferentes tais como Sankai Juku, um grupo japonês da dança well-known aos ventiladores em America do Norte.

Os estudantes destes dois artistas grandes foram conhecidos para mostrar acima as orientações diferindo de seus mestres. Quando Hijikata era um técnico fearsome do sistema nervoso que influenciam estratégias da entrada e dos artistas que trabalham nos grupos, Ohno é pensado como de um mais natural, individual, e nurturing a figura que influenciou artistas de solo.

Há muita discussão sobre quem deve receber o crédito para criar Butoh. Enquanto os artistas trabalharam para criar a arte nova em todas as disciplinas após a segunda guerra mundial, os artistas e os thinkers de Japão emergiram fora dos desafios econômicos e sociais que produziram uma energia e uma renovação dos artistas, de dancers, de pintores, de músicos, de escritores, e de todos os artistas.

Influência

Os professores influenciados por mais aproximações do estilo de Hijikata tendem a usar os visulizations altamente elaborados que podem ser altamente mimetic, theatrical e expressive. Um exemplo bom deste ensino seria Koichi e Hiroko Tamano, founders do Harupin-Ha (quem incidentally para possuir um restaurante dos sushi San Francisco).

Os professores que gastaram o tempo com Ohno parecem ser muito mais eclectic e indivíduo na aproximação, carregando a marca de seu mestre, talvez, nas tendências indulge em estados wistful de spiritualized a semi-incorporação.

Entretanto houve muitos grupos e companhias originais do desempenho influenciadas pelos movimentos criados por Hijikata e por Ohno, variando altamente do minimalist de Sankai Juku, muito theatrically ao explosivo e ao desempenho do carnivalesque dos grupos goste de Dai Rakudakan.

Internacional

Muitos Nikkei (ou membros do diaspora japonês), como o Jay japonês Hirabayashi dos canadenses da dança de Kokoro, Denise Fujiwara, incorpora o butoh em sua dança ou lançou troupes da dança do butoh.

Butoh também é criado e executado por canadenses non-Japoneses - Thomas Anfield e Kevin Bergsma dado forma BUTOH-um-V-VÃO em 1999 que faturam o uma “segunda geração Butoh/Desempenho Companhia.” Anfield e Bergsma encontraram-se com em 1995 que trabalham com dança de Kokoro.

As companhias numerosas de Butoh existem fora de Japão em Europa, Ásia, e norte e Ámérica do Sul. Os multimedia, grupo teatro-orientado físico chamaram Tinta Barco dentro San Francisco incorpora o humor em seu trabalho. O Sueco SU-EN Butoh Companhia excursiona Europa extensivamente.

Ligações externas

Comentários