Mostra Mudra

Hoje fui ao workshop de dança clássica Índiana promovido pela Embaixada da índia a Doutora Ananda Shankar Jayant realizou demonstração de técnicas pertencnetes a quatro estilos clássicos , o Bharatanatyam, Kuttipude, Mohini Attan e Katakali, com músicos ao vivo.
Por ser tratar de um público extremamente leigo e ávido por conhecimento dessa linquagem rica e complexa, percebi o aspecto didático . durante as desmonstrações da técnica dos dançarinos, me concentrei nos príncipios comuns e no vocabulário corporal de cada estilo.



BHARATANATYAM


É um estilo de dança tradicional do Sul da Índia, caracterizado por linhas geometricamente perfeitas, por voltas e saltos e batidas dos pés que marcam ritmos complexos. À técnica pura acrescenta-se o abhinaya: expressões do rosto e dos olhos, acompanhadas por mudrás (gestos das mãos) e posturas do corpo .


Adavus

A unidade básica em Bharata Natyam composição de dança é o "Adavu» (derivadas de 'adu, 'para' bater do pé). A execução dos adavus tem uma variação de acordo com o estilo.

O Adavu escolhido para treinamento foi o natta adavu -

No estilo bharatanatyam


- As pernas permanecem na posição Aramandhi, joelhos flexionados, peso concentrado nos quadris e pernas, braços esticados para o lado em tripataka( hasta, gesto das mãos)




Mohiniyattam


É uma forma de dança indiana tradicional sul de Kerala, na Índia.
É uma dança muito graciosa para ser executada como um recital solo por mulheres. O Mohiniyattam termo vem das palavras "Mohini", que significa uma mulher que encanta os espectadores e "attam" significado dos movimentos do corpo gracioso e sensual. A palavra "Mohiniyattam" significa literalmente "dança da feiticeira".

Na execução do adavu o movimento é executado com o tronco que gira , acompanhando a batida dos pés, com muita graciosidade, suavidade e beleza.

Kathakali
é altamente estilizados de dança clássica indiana conhecida como teatro, pela maquiagem de personagens, seus figurinos elaborados, gestos detalhados e definidos os movimentos do corpo, são precisos e vigorosos bem , dançados em sintonia com a música e percussão
.Originou-se no estado do sul do país de Kerala, durante o 16 º século dC, aproximadamente entre 1555 e 1605, e foi atualizado com figurino e gestos refinados , só homens dançam.

ADAVU

A posição dos pés em todos os movimentos é realizado com a borda dos pés, E cada gesto é executado com saltos e giros.

Kuchipudi
Sendo uma das sete principais formas de dança clássica da Índia, o Kuchipudi na sua originalidade é o único estilo que incorpora todos os três elementos de dança pura (Nritta), dança expressional (Nritya), de dança teatro (Natya) e dá a mesma importância aos quatro aspectos de expressão: corpo, fala, traje & maquiagem e expressões faciais (Angikabhinya, Vachikabhinaya, Aharyabhinaya & Sattwikabhinaya).


ADAVUS

As pernas são flexionadas e movimentam para cima e para baixo .

Comentários