Navarasa-The Nine Moods

Navarasa-The Nine Moods

10 mar 2008 por Anjali

Aprendizagem Navarasa é uma sessão importante para um estudante de dança. Aqui, o professor explica sobre as diferentes expressões faciais, como e quando ele é usado. É a sessão mais excitante para os alunos a fazer caretas. Imagine uma mãe ocupada na cozinha e seu filho derrama uma garrafa de óleo no chão. Adivinhe qual será o sentindo como. No meu caso é sem dúvida vai ser Raudra. E depois seguido por um Tandava. :)

Voltando ao meu ponto, de modo que é Navarasa?

Rasa é sobre o estado de espírito humano. Sua sobre o que a mente se sente ea expressão do sentimento depois. Em Natyashastra a Bharata, a Rasa é uma emoção experimentada pelo público criado pela expressão facial ou o Bhava do ator. Na dança clássica indiana é referido como Rasa abhinaya.

Sr. VP Dhananjayan em seu livro chamado "A Dancer em Dança", diz Rasa significa aquilo que está sendo experimentado ou usufruído. Daí a Rasika palavra é empregada para designar os conhecedores. Agora, a pergunta poderia ser feita se Rasa vem de Bhava ou Bhava da Rasa. Bhava significa, o que torna (bh00, Bhav, ou seja, tornar-se), então torna-se Bhava Rasa. Mas não se torne Rasa Bhava. Há também o efeito complementar sobre o dançarino ou ator.

Cada Rasa corresponde a um Bhava particular. O Natyshastra cuidadosamente descreveu o Bhavas usado para criar Rasa. A tabela a seguir os nove estados humores (Navarasa) eo Bhava correspondente. Cada Rasa é identificado com uma cor específica para a utilização em artes cênicas.

<

RASA

Bhava

SIGNIFICADO

COR

Shringar (eróticos)

Rati

Prazer

Green Light pálida

Hasya (cómico)

Hasa

Risada

Branco

Karuna (Patético)

Shoka

Tristeza

Cinzento

Raudra (Terrível)

Krodh

Raiva

Vermelho

Veera (Heroic)

Utsaha

Heroísmo

Pálida Laranja

Bhayanaka (Temeroso)

Bhaya

Medo

Negro

Bibhatsa (odioso)

Jugupsa

Desgosto

Azul

Adbhuta (Wonderous)

Vismaya

Maravilha

Amarelo

Shanta (Peaceful)

Calma

Paz

Branco

Comentários