ARTE E PROCESSO

Me dedico à escola Kalaskhetra, um dos quatro Banis do estilo Bharatanatyam de dança Clássica Indiana que significa o lugar da arte. Impressionante é que realmente todo gesto é milimetricamente pensado para ser executado tendo no corpo o seu lugar,função e significado. Esta linguagem é considerada além de uma arte sofisticada,uma ciência. E neste universo imenso e intenso estou imersa. Um novo corpo se redefine com novos significados. É um privilégio dar um novo sentido ao meu corpo, despertar novas memórias e tirar da gaveta um caminho que não está definido.Tudo que fazemos, pelo senso comum, precisa ter uma finalidade específica e resultar num produto final e no entanto o que mais me anima neste processo é justamente desfrutar cada detalhe dele em si mesmo e cada lugar que o meu corpo ocupa e como ele se recupera na apropriação de uma técnica que te faz executar um gesto que é contemporâneo e ao mesmo tempo realizado por artistas há milênios. A simples execução de um gesto que pode ter aproximadamente três mil anos.Neste dia, eu disse que era interessante e que sou única que estudo e treino esta linguagem em Brasília, uma arte que quase ninguém conhece, não tenho alunos e sim muita gente que se interessa pelo aspecto diferente, belo e instigante desta dança, mas que realmente ao dar oportunidade para estas pessoas até agora, ninguém aguentou a alta exigência corporal e disciplina que esta arte exige para dominá-la. No nosso diálogo na aula, falei a ela sobre estas coisas, e ela me disse que só dá aulas para alunas selecionadas a dedo, que realmente honram esta prática, e que as poucas professoras Brasileiras que ela conhece, não têm comprometimento com a linguagem por que não querem perder as alunas, isso de sobrevivência intendo, e ao mesmo tempo esta ética atravessada reproduz dançarinas "aleijadas" na técnica. E por outro lado, existem alunas ou alunos que não querem passar pelo processo e sim usufruir do que acreditam seja a "cereja do bolo" da vaidade, querem ser adornadas com um rico figurino, uma maquiagem deslumbrante e querem aprender uma coreografia e com uma bela luz no teatro dançar e imediatamente dar aula, ter uma academia, ter alunas e o ciclo não pára. Que que bom que a dificuldade de aprendizado mesmo torto desta dança é tão complicada que naturalmente tem uma peneira, mas não estou criticando ninguém e nada, cada um deve conduzir seu processo.Eu também quero desfrutar da " cereja do bolo", mas quero viver o processo, compreender e ter o que dizer através do meu corpo, para o outro com verdade e sensibilidade, a técnica sem a entrega da alma também é vazia. Esta fala da minha mestra me deu muito orgulho de mim mesma por ela ter me aceitado e por ter encontrado nela uma pessoa que tem muito amor a esta dança como eu, e me tirou do lugar de ser diferente sempre. Esta parceria me deu a certeza de que só através do processo temos a possibilidade da descoberta e da chegada ao inusitado, é uma devoção que não te promete salvação, ponto de partida ou salvação, é só um caminhar com disciplina todos os dias, e a cada etapa percorrida sem nenhuma certeza ou garantia, o destino se encarrega de fazer sua morada, até que esse conhecimento de dentro se transforme numa linguagem apta a ser dividida com a alma do mundo.

Comentários