MIRABAI - DANÇAR A POÉTICA DA ALMA

Existe dentro de mim, uma vontade de beleza, mas dentro da verdade da vida, durante muito tempo na minha vida busco através de minha jornada pessoal, encontrar meu caminho, e foi dentro da minha inquietação espiritual no oriente, mais precisamente na meditação, na dança e no estudo para Deus, que conheci uma filosofia organizacional espiritual Indiana, onde me dediquei e recebi meu nome espiritual Mirabai. Com o tempo descobri a Dança Clássica Indiana através dela, ou seja a dança me escolheu e com o tempo me desliguei desta organização, mas permaneci me dedicando à dança até hoje. Fiquei muito feliz por saber que Mirabai foi a mais importante poetisa hindu da Índia medieval, do norte da India do século XVI devota de Krishna e uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento do idioma hindi moderno. Seus poemas e canções são tema de estudos acadêmicos e de debates entre eruditos hindus da atualidade, dada a importância histórica e literária de sua obra. Durante todos estes anos ouvi muitas histórias sobre Mirabai e do sua imensa devoção a Khrinsna. Uma das mais belas que ouvi é que quando ela era criança, ela assistiu uma casamento e na India casamento é uma festa auspiciosa, uma cerimônia sagrada que dura muito tempo,ela disse que se casaria com Krishna. Quando ela se casou, seu marido tinha ciúmes do amor dela,e a renegou, ouvi também que ela continuou sua devoção e busca com os Sadus e seguiu escrevendo suas poesias, uma trovadora.Quando o marido percebeu a diferença do amor devocional,para o amor erótico, construiu um templo em sua homenagem. Isso nunca li em livros, são histórias narradas de geração para geração, conta-se também que uma vez tentaram lhe oferecer veneno e quando ela bebeu a bebida se transformou e néctar.Amo estas histórias e fiquei encantada por Mirabai, por ela ter existido e por ter revolucionado o mundo através do seu amor, tendo sido importante até na criação de um idioma. Seus poemas devocionais (Bhaktas) e canções (Bhajans) fazem parte da tradição religiosa denominada Bhakti Yoga, ou do amor devocional, dirigido principalmente a Krishna. Mirabai é considerada uma das expoentes da tradição hindu de Bhakti. Inclusive Mirabai foi muito revolucionária, pois naquela época na India Medieval quando o Marido morria a mulher tinha que morrer junto, ou seja, era queimada viva! Ela não aceitou este destino e se rebelou contra os costumes da época, e foi muito perseguida pela família do marido, inclusive com várias tentativas de envenenamento. Mirabai tem um templo em sua homenagem. Atualmente meu marido também partiu para o outro plano e me sinto num estado amoroso, com vontade de espalhar mais amor através de minha dança. Dançar me faz ter esperança na humanidade. Sinto amor.

Comentários