A LINGUAGEM OCULTA DO SILÊNCIO

Existem infinitas possibilidades de entendimento do silêncio contido nas coisas,situações e fatos.Se vivemos convivendo com nossos próprios barulhos,como perceber e entender o não dito? Minha matéria prima é a dança muito sutil,e exige consciência de si e do espaço em que meu corpo ocupa. Numa época que prima pela intolerância e julgamento, vejo um transbordamento de palavras, e pouca suavidade e percepção do outro.Perceber vai além das palavras.Ultimamente estou seguindo o conselho do escritor Rubens Alves,(1933-2014)desenvolver a escutatória. Entendo que o caminho que escolhi foi o corpo, ele é o meu professor, através dele acesso memória, entendimento e silêncios. Estou aguardando o documetário sobre o Miles Davis,(1926-1991) que é justamente sobre o período de cinco anos, que ele optou pelo silêncio. Um grande artista que no auge do seu brilhantismo optou por ficar em silêncio, e o documentário narra esse período. O pouco que sei é que ele foi um trompetista único e usou muito bem o Silêncio em seus solos. Marina Abramovic, artista Sérvia( 1946)na sua performance "A artista está presente", permaneceu 700 horas em silêncio. A proposta era convidar a platéia a sentar numa cadeira diante dela e permanecer totalmente entregue àquele momento, sem a interferência da tecnologia, que está roubando o nosso tempo e a presença.Marina usa o seu corpo para criar sua arte e conversar com o mundo.O silêncio fala.

Comentários