O ator-dançarino não estuda fisiologia para encontrar a técnica extracotidiana do corpo, ele cria uma rede de estímulos externos aos quais reage com ações físicas. Na tradição Indiana, entre as dez qualidades do ator-dançarino, está a qualidade de saber olhar de saber dirigir o olhar no espaço.. É sinal de que ele reage a algo muito preciso. Podemos ver um ator fazendo os exercícios do seu treinamento de forma extraordinária, mas, se ele não direciona o olhar com precisão suas ações não têm força.
. O corpo, ao contrário, pode estar relaxado,mas os olhos têm que estar em ação, ou seja, devem olhar para ver: só assim todo o corpo fica vivo. Nesse sentido, podemos dizer que os olhos são uma espécie de segunda espinha dorsal do ator. Todas as tradições orientais codificam os movimentos dos olhos , as direções que devem seguir.Isso não diz respeito apenas ao expectador, ao que ele vê.mas também ao ator ao modo como ocupa o espaço vazio, com linhas de força com estímulos aos quais reage.
No final do diário, Saudoshima Denpachi, ator Kabuki morto em 1772, escreve " se dança com os olhos".Ele diz que esta expressão significa que a dança pode ser comparada com o corpo e os olhos com a alma. Ainda diz que se os olhos não participam dança , a dança é morta: ela só é viva se todos os movimentos do corpo participam dela junto dos movimentos dos olhos. Inclusive nas tradições orientais , " os olhos são " o espelho da alma". E os olhos do ator podem ser vistos como o ponto intermediário entre as técnicas extracotidianas do seu comportamento físico e sua psicotécnica extracotidiana. Os olhos mostram se ele está decidido. Os olhos o fazem estar decidido.
A arte secreta do ator- um dicionário de Antropologia Teatral
Barba, Eugenio/ Savarese, Nicola
. O corpo, ao contrário, pode estar relaxado,mas os olhos têm que estar em ação, ou seja, devem olhar para ver: só assim todo o corpo fica vivo. Nesse sentido, podemos dizer que os olhos são uma espécie de segunda espinha dorsal do ator. Todas as tradições orientais codificam os movimentos dos olhos , as direções que devem seguir.Isso não diz respeito apenas ao expectador, ao que ele vê.mas também ao ator ao modo como ocupa o espaço vazio, com linhas de força com estímulos aos quais reage.
No final do diário, Saudoshima Denpachi, ator Kabuki morto em 1772, escreve " se dança com os olhos".Ele diz que esta expressão significa que a dança pode ser comparada com o corpo e os olhos com a alma. Ainda diz que se os olhos não participam dança , a dança é morta: ela só é viva se todos os movimentos do corpo participam dela junto dos movimentos dos olhos. Inclusive nas tradições orientais , " os olhos são " o espelho da alma". E os olhos do ator podem ser vistos como o ponto intermediário entre as técnicas extracotidianas do seu comportamento físico e sua psicotécnica extracotidiana. Os olhos mostram se ele está decidido. Os olhos o fazem estar decidido.
A arte secreta do ator- um dicionário de Antropologia Teatral
Barba, Eugenio/ Savarese, Nicola
Comentários
Postar um comentário
4.096