Biografia de Stanley Keleman

Biografia de Stanley Keleman

Stanley Keleman é o criador da Psicologia FormativaTM, uma abordagem calcada na noção do corpo enquanto um processo somático constantemente formando a si mesmo. Ao longo de mais de quarenta anos de prática clínica e de pesquisa sobre a vida do corpo e suas conexões com todos os aspectos da experiência humana, Keleman criou uma linguagem, um corpo teórico e uma metodologia que põem um fim ao dualismo corpo-mente, unindo estreitamente biologia e psicologia como parte de um contínuo formativo que traduz a complexidade e a grandeza do processo humano.

Keleman nasceu em 1931 na cidade de Nova Yorque, filho de imigrantes húngaros.
Keleman graduou-se primeiro em Ciências Biológicas e percebia desde então que as pessoas queriam ter saúde mas não sabiam o que fazer para obtê-la.

Seu interesse pelo corpo sempre teve uma base experiencial, tendo se iniciado com o atletismo e continuando depois com a sua formação pelo Instituto Quiroprático de Nova York, onde graduou em 1954. Após iniciar sua prática clínica, Keleman começou a observar a relação existente entre conflitos emocionais e distorções da postura corporal. Aprendeu sobre os reflexos de contração e expansão do organismo e sobre os padrões de estresse vinculados a estes e sua relação com o surgimento das doenças. Ao trabalhar fisicamente com as pessoas percebeu que a medida que organizava e desorganizava padrões musculares evocava respostas emocionais.

Keleman criou uma reputação profissional ligada à sua capacidade de reduzir o estresse e a tensão, contando com uma sólida prática clínica em N.Y. formada especialmente por artistas da Broadway e da Metropolitan Opera. Baseado na experiência clínica que apontava uma inter-relação entre o corpo e as emoções, Keleman desenvolveu um método para trabalhar com o estresse que consistia em criar um diálogo com o padrão de organização presente no organismo intensificando-o ainda mais e evocando assim uma resposta muscular na direção oposta, a desorganização deste padrão.

Seguindo seus interesses, iniciou um programa de estudos e pesquisa sobre a vida do corpo. Em 1957 tornou-se membro do Instituto de Análise Bioenergética de Alexander Lowen, do qual foi senior trainer até 1970. Keleman teve uma relação próxima com Lowen porém sempre manteve-se independente no que se referia à maneira de pensar e de trabalhar metodologicamente.

Frequentou o Instituto Alfred Adler e seu pensamento foi profundamente afetado pelas idéias de Adler sobre os órgãos, sobre a vontade pelo poder e sobre o papel da sociedade no desenvolvimento da personalidade. Tomou contato com Freud e Jung e com a noção do inconsciente (o não-conhecido) como a base da energia psíquica, o que o tocou profundamente. Seus estudos no Instituto A. Adler balancearam as abordagens caracteriológicas de Freud, Reich e Lowen.

Simultaneamente, Keleman começou uma pesquisa com Nina Bull, uma neuro-fisióloga do Physicians and Surgeons Hospital da Columbia University. Nina, autora de‘Teoria das Atitudes das Emoções’, estava interessada na relação entre o estresse emocional e os padrões de comportamento muscular ou padrões de ação em geral. Durante os seus 12 anos de convívio com ela, Keleman obteve grande conhecimento em neurofisiologia e sua relação com o comportamento humano. A filosofia social e o conhecimento neurológico de Nina Bull estabeleceram uma base para o modelo somático-neural das emoções e do comportamento desenvolvido por Keleman.

Suas pesquisas levaram-no à Europa em 1964, onde estudou psicologia existencial e fenomenológica durante três anos no Dasein Analytic Institute em Zurique.

Na Alemanha ele associou-se ao professor Karlfried von Durckheim no Centro para Estudos Religiosos. Keleman e Karlfried formaram uma grande amizade que duraria até a morte de Durkheim muitos anos depois. Durkheim apresentou-lhe uma psicologia profunda e religiosa que usava a forma humana para revelar a relação com o divino. Estes estudos propiciaram experiências fundamentais que confirmaram para Keleman o conceito do corpo enquanto o centro do self. Estas experiências foram as sementes do que mais tarde seriam a Psicologia FormativaTM e a Metodologia Somático-emocional de Keleman.

Keleman sempre foi um pensador e desde cedo em sua vida buscava uma referência filosófica que pudesse balizar o seu caminho. No início interessou-se pelo conceito do élan vital de H. Bergson. Após alguns anos, abraçou as idéias de intencionalidade e fenomenologia de Martin Heidegger como a base filosófica para sua visão do processo de vida.

Após retornar aos Estados Unidos em 1967, Keleman mudou-se para a California onde trabalhou no Esalen Institute e tomou contato com a psicologia humanista. A interação com vários líderes da psicologia humanista -Carl Rogers, Fritz Perls, Virginia Satir e Alan Watts entre outros---constituiu um fórum para o desenvolvimento de suas idéias Em Esalen, numa atmosfera de revolução cultural, Keleman estabeleceu sua forma de trabalhar com os conflitos emocionais.. Em 1968 estabeleceu-se em Berkeley, Califórnia, onde fundou e dirige até hoje o Center for Energetic Studies, instituto onde desenvolve o trabalho formativo.

Na década de 70 Keleman conheceu o mitólogo Joseph Campbell com quem formou uma grande amizade durante 15 anos. Nestes 15 anos coordenaram juntos workshops anuais no qual aprofundavam o conhecimento sobre as conexões entre mito e corpo. Anos depois, este trabalho resultou na publicação do livro Myth and the Body, de Keleman.

No Center for Energetic Studies em Berkeley, California, Stanley Keleman mantém uma prática clínica, coordena cursos e workshops e uma intensa programação nacional e internacional de programas profissionais. A Psicologia FormativaTM e sua metodologia somático-emocional repousam firmemente sobre uma base anatômico-fisiológica, bem como sobre uma compreensão psicológica e mitológica. A abordagem formativa lida com o ser humano no seu impulso social e evolutivo na direção de formar um self somático pessoal.

Vejo Stanley Keleman como um dos grandes pensadores da nossa era, oferecendo uma visão inclusiva e multi-dimensional do processo humano cujo modelo teórico e metodológico está calcado numa real integração de todos os aspectos da realidade humana. Keleman é autor de 12 livros, vários dos quais foram publicados internacionalmente. Existem nove livros de Keleman traduzidos para o português, publicados no Brasil pela Summus editora.



Contato: (21) 2512.0590 | Rua Carlos Góis 375/312 - Leblon - Rio de Janeiro - RJ | Layout Claris

Comentários