quarta-feira, 29 de junho de 2011

Programa

Depoimento
do Professor/Doutor
Reinaldo Machado,
da Faculdade de Arquitetura
e Urbanismo da Universidade
de Brasília, UnB.


" Não faz muito tempo. Maria foi minha aluna
na disciplina de teoria das artes no curso
de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura
e Urbanismo da Universidade de Brasília.
A turma era hetereogênea: alguns alunos arquitetos,
um licenciado em educação artística, um bacharel
em História e ela. Visando aproveitar os diferentes saberes
ali reunidos solicitei como trabalho escolar que cada qual
elaborasse uma apresentação baseada em suas vivências
anteriores no campo artístico. Maria dançou, na pequena
praça em frente ao centro acadêmico, lugar de trânsito
dos que se dirigem para a próxima aula, onde permanecem
os que descansam, namoram ou discutem a política
estudantil em toscos e velhos sofás. Pouco a pouco,
a faculdade agitada e ruidosa naqueles momentos
de intervalo entre aulas, silenciou. Paradoxalmente, como se
fora som, o silêncio, foi-se propagando pelas salas vizinhas
e atraindo alunos, professores e servidores que
se acomodavam como podiam para apreciar a beleza que
acontecia inesperada num lugar inadequado! Que sabíamos
nós, meus alunos, colegas e eu, da dança indiana para
apreciar a arte que se realizava naquele momento?
No entanto, ainda que incapazes de uma apreciação
judiciosa, todos fomos envolvidos pela verdade profunda
que emanava das mãos, dos olhos, do movimento do corpo
da dançarina. A opacidade pesada da matéria dava
passagem ao espírito que a conduzia e nos reunia num
espaço e num tempo além da contingência concreta
do cotidiano. Isso aconteceu e eu me lembro,
para confimar John Keats: Um instante de beleza é uma
alegria para sempre. (Endymion, em tradução livre) ” .


O programa do meu espetáculo é o meu pré-projeto de mestrado que será na arquitetura, divulgo aqui esse depoimento porque acho sim importante a pesquisa , mas claro que não me importo com o extranhamento de ser uma atriz, que dança, que vai fazer mestrado na arquitetura, prefiro ser completa do que perfeita, eu busco a inteireza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DANÇA DA CHUVA

Estou pesquisando sempre o eixo que emana na transição do efeito da dança na dançarina e o trabalho da dançarina sobre si mesma. Um c...