Mohiniattam


attam15.jpg

Estilo
Mohini significa “encantamento” e attam, dança. Assim, Mohiniattam é a dança do encantamento. Originária do estado de Kerala, a “terra dos coqueiros”, essa dança é conhecida como a mais feminina das danças clássicas indianas. Dentre as suas principais características está sua imensa graciosidade destacada por movimentos ondulados, suaves e delicados associados a uma intensa expressividade. Mohini é a mulher perfeita em graça e beleza tornando assim, sua dança irresistível e encantadora.
A Mohiniattam começou a adquirir a forma que conhecemos hoje no século XIX, através da paixão do Maharaja Swati Tirunal que investiu a maior parte de sua vida na estruturação e refinamento dessa, até então, nova arte. O Maharaja desejava que preponderasse nessa dança o aspecto "lasya", ou seja , feminino. Ele foi responsável pela composição de cerca de cinquenta padams.Após sua morte, bem prematura, esse estilo sofreu um certo declíneo por não receber mais tanta atenção do novo Maharaja (Uttiram Tirunal). Já no século XX, o grande poeta Vallathol cria a Kerala Kalamandalam, uma escola de artes que visa recuperar e preservar as artes de Kerala, trazendo novamente à tona, a beleza e grandiosidade desse estilo.

ahalya1.jpg

A Lenda da Mohini
A Índia é uma terra cheia de mistérios. Seus mitos e lendas percorrem a vida de seu povo criando novas realidades, reinventando a História. O que está estabelecido, nunca se perderá, mas o que os deuses escreverem, será adicionado. Segundo uma das lendas da Mohini, a Terra estava ameaçada por um demônio chamado Bhasmasura que desejava roubar o néctar da imortalidade. Após um longo período de reverência a Shiva, o demônio consegue desse deus a escolha de uma graça. Desejando derrotar o próprio Shiva, Bhasmasura pede o poder de transformar em cinzas seus inimigos ao tocá-los na testa. Shiva fica aterrorizado com tal pedido, mas não pode mais voltar atrás, ele o concede e foge em busca de ajuda, procurando o deus Vishnu.
Vishnu, o conservador da ordem do Universo, toma a forma de uma mulher linda e irresistível, a própria Mohini. Quando esta chega ao encontro de Bhasmasura, o demônio se apaixona perdidamente por tamanha beleza e implora que ela se case com ele. Ela concorda em casar-se com a condição de que se enfrentassem num desafio de dança. Ele aceita e é induzido pelos movimentos sinuosos da Mohini a tocar a própria testa.




Comentários