sábado, 14 de maio de 2011

Mudra - Mostra Indiana

Dear Ms. Maria,
I am fowarding you official website <http://www.mostramudra.com/index.html> of our Cultural festival. You are invited alongwith
your students to attend work shop on 2nd and 3rd June in Brasilia. There will be around 45 artists coming from India to particicipate in this
programme. If you need any other information please contact Ms. Claudia <lc@indianembassy.org.br>
With regards,
Surinder Kumar
Attache (Culture)
Embassy of India Brasilia



O Mudra – Mostra Cultural da Índia acontece em Brasília de 31 de maio a 4 de junho no CCBB. Trata-se da maior mostra cultural da Índia já realizada no Brasil, com espetáculos de música e dança, artes plásticas e gastronomia.

A programação paralela apresenta o Festival de Comida Indiana (com chef indiano convidado pelo Governo da Índia), entre os dias 29 de maio e 1 de julho no Royal Tulip Brasília Alvorada. A exposição Kalpana apresenta uma coleção de pinturas contemporâneas da Índia em 35 reproduções no Museu Nacional de 30 de maio a 05 de junho.

Mudra significa expressão ou gestos comunicativos em sânscrito. Estes gestos são comumente usados na dança indiana como uma linguagem gestual para comunicar determinados estados de consciência, elementos da natureza e da vida humana, como animais, flores, sol, lua, entre tantos outros. O mote da comunicação dá o nome ao projeto que promove o encontro entre a Índia milenar e a contemporânea e o Brasil, dois países-continentes com muita coisa em comum.

A programação apresenta artistas de reconhecimento internacional e inéditos no Brasil, como o consagrado mestre do violino indiano L. Subramaniam e seu grupo musical que vem ao país pela primeira vez. L. Subramaniam é chamado de “o Paganini da música indiana” e a alegria de sua música já foi comparada à de Bach. Outro destaque fica por conta da presença da célebre dançarina Arunima Kumar e da melhor percussionista do país, Anuradha Pal.

O evento integra o programa de cooperação cultural firmado entre os governos da Índia e do Brasil, com realização da Embaixada da Índia no Brasil. A coordenação é da Tantri Arte e Cultura, que trabalha pelo intercâmbio cultural entre ambos os países. Vale a pena destacar a participação dos artistas em workshops gratuitos.

Programação:

31 de maio (terça) às 20 horas

Abertura Oficial da Mostra

Show Musical: L. Subramaniam: “Mestre” do violino indiano, é considerado pela crítica o “Paganini” da música da Índia.

1 de junho (quarta) às 20:30

Show Musical: Anuradha Pal e banda Recharge: “Rainha” da tabla, é a melhor percussionista/compositora mulher da Índia. Vem para o Brasil com seu grupo “Anuradha Pal’s Recharge”.

Espetáculo de Dança: Arunima Kumar e grupo: com o estilo clássico Kuchipudi, Arunima se destaca na dança solo e suavidade de suas coreografias. Espetáculo com música ao vivo.

Workshops:

11:30 – Dança Bharatnatyam - Ensinará os movimentos da dança Bharatnatyam, voltado para qualquer público (Auditório Museu da República)

14:30 – Musica Indiana com Abhay Sopori - Discorrerá sobre os princípios da música indiana e do instrumento Santoor (UnB – Universidade de Brasília – Departamento de Música)

2 de junho (quinta) às 20:30

Show Musical: Abhay Sopori e grupo: jovem maestro do Santoor, instrumento indiano de 108 cordas. Já tocou em reconhecidos festivais internacionais.

Espetáculo de Dança: Ananda Shankar Jayant e grupo: dançarina reconhecida apresenta seu grupo de dança do estilo Bharatnatyam, num espetáculo vibrante, com música ao vivo.

Workshops:

11:30 – Dança Kuchipudi - Trabalhará os princípios da dança e passos iniciais, voltado para qualquer público (Auditório Museu da República)

14:30 – Música Indiana com Anuradha Pal - Uma experiência da contagem do ritmo indiano e da percussão na música da Índia (UnB – Universidade de Brasília – Departamento de Música)

3 de junho (sexta) às 20:30

Show Musical: Anuradha Pal e banda Recharge

Espetáculo de Dança: Arunima Kumar e grupo

4 de junho (sábado) às 20:30

Show Musical de encerramento da mostra no Brasil: Abhay Sopori e grupo.

Serviços: Mudra – Mostra Cultural da Índia

Data: 31 de maio a 4 de junho de 2011
Local: Centro Cultural do Banco do Brasil Brasília
Horários: 20:30 – exceção da estréia, dia 31, às 20 horas
Entrada Franca

Programação paralela:

Festival de Comida indiana (com chef indiano convidado pelo Governo da Índia).

Data: De 29 de maio a 01 de julho
Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada

Exposição Kalpana

Coleção de pinturas contemporâneas da Índia (35 reproduções)
Data: De 30 de maio a 05 de junho

Local: Museu Nacional da República.

Informações: mudra.brasilia@gmail.com

Fones: 61 9807.0840 | 8139.6785

============================================
Maria Vilarinho Cardoso
mirabai_bsb@yahoo.com.br
http://www.geocities.com/mirabai_bsb
Próximas Atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DANÇAR

Estudo atualmente as possibilidades do corpo para criar uma dança sutil para todos, independente da idade, classe social e nível de escola...