Translate

sexta-feira, 22 de abril de 2011

ASTAD Deboo


ASTAD Deboo

20 de novembro de 2001

Copyright: Chothia Farrokh
Copyright: Chothia Farrokh
Nascido em 1947 em Navsari, Gujarat, Astad Deboo inicialmente receberam formação em Kathak sob Guru Das Prahlad em Calcutá e em Kathakali sob Guru EK Panicker. Mais tarde, freqüentou a London School of Contemporary Dance aprendizagem Graham moderna técnica de dança de Martha e José Limon da técnica aprendida em Nova York. Ele também treinou com Pina Bausch em Wuppertal Dance Company, da Alemanha e com Alison Chase do Pilobolus Dance Company. Juntamente com estas e outras experiências com companhias de dança no Japão e na Indonésia, ele criou um estilo de dança, teatro de sua autoria que conseguiu assimilar técnicas e oeste da Índia. Ele experimentou com uma variedade de formas, temas, conceitos e espaços de atuação e colaborou com outros dançarinos, compositores e designers para criar trabalhos inovadores de valor estético.

Beneficiário do Prêmio Natak Academi Sangeet de Dança Criativa, em 1995, foi pioneira Astad Deboo dança moderna em Portugal. Trabalha regularmente com os jogadores de acção, um grupo de atores surdos em Calcutá. Ele tem realizado na Grande Muralha da China, com o Pink Floyd em Londres e no 50 º aniversário do American Dance Festival. Deboo foi encomendado por Pierre Cardin para coreografar uma dança para a Maia-prima ballerina Plissetskaia do Ballet Bolshoi e tem dado espectáculos de comando para as famílias reais do Japão e da Tailândia. Ele foi contemporâneo primeira dançarina a se apresentar no Khajuraho e festivais Elefanta. Ele já realizou workshops na London School of Contemporary Dance e da Academia Chinesa das Artes, em Pequim.

recentes performances de mais Astad estiveram no Ghoda Kala Festival, em fevereiro, Festival da iluminação na dança para o Festival da Alemanha, em Delhi, em 11 de março de 2000. Ele tinha sido encomendado pelo curador de Teatro de Hong Kong Danny Young para a Viagem Festival 2000, em Hong Kong. Ele trabalhou com o ator Cedric chinês Chan. de trabalho Astad tem selecionado para o Festival da Visão em Berlim, em 2000. Ele já se apresentou no Festival de Berlim, em Hong Kong com músicos Amelia Cuni e Werner Durrand no Festival de Macau. Ele trabalha com companhias de teatro surdo no México e Hong Kong. Sempre em movimento, Astad coordena pessoalmente seus programas, que se estendem ao longo dos 5 continentes.

O que te motiva a trabalhar com os deficientes auditivos em Portugal e no estrangeiro?
Venho trabalhando com os surdos. Agora é politicamente correto chamá-los de 'surdo', antes, era "deficientes auditivos". Eu estive envolvido com eles durante os últimos 14 anos. Tudo começou com um grupo em Kolkata chamado The Players Ação com quem eu ainda estou associados e, posteriormente, também tenho sido muito associado com a Universidade Gallaudet, em Washington DC, que é a primeira universidade de artes liberais para os surdos. De lá, o meu envolvimento mais recente foi com a Companhia de Teatro de Surdos mexicanos e com um dos Surdos Teatro Empresas em Hong Kong. Geralmente, todos esses projetos que eu faço resultar, eventualmente, em uma produção. Então, eles normalmente começam com uma situação de oficina e, em seguida, um trabalho é desenvolvido. Ensinar-lhes um método, que evoluíram para mim, é muito diferente do que eu vi meus colegas quando eles ensinam, o piso de madeira sendo um aspecto muito importante de uma necessidade devido ao fato de que eles captam as vibrações e meu trabalho é coreografado com a música. Então, do jeito que eu quebrá-lo é tudo em conta, então basicamente a fundação está na contagem de 8 e depois vai para 16 ou 4s dependendo de como o trabalho está sendo criado.

Você sente que sua coreografia / trabalho é mais bem aceita no exterior do que aqui na Índia?
Bem, definitivamente, as pessoas vêm com o exterior, o que devo dizer, sem noções preconcebidas, eles vêm com uma mente aberta. Certos lugares que eu vou realizar, eu retorno a esses lugares com bastante regularidade, pelo que também criei uma espécie de uma pequena platéia que estão familiarizados com o meu trabalho. Sim, basicamente, no exterior, não há nenhum tipo de preconceito, e novamente não há mesquinharia, o que infelizmente é muito comum não só entre a irmandade de dança, mas, em geral, mesmo nas artes cênicas. Eu falo mais das minhas experiências na cidade em que vivo, Mumbai, onde acho que é extremamente frustrante. Na verdade, eu trabalho lá em isolamento devido ao facto de ser o tipo de hub da MTV ... e Bollywood. OK, Bollywood é bom, nada de especial contra ela, apenas, em geral, as pessoas de lá.

Eu acho que há uma certa abertura no hindi e marathi teatro, mas não tanto no Inglês teatro. Eles acham que são os bigodes do gato. Eu dei uma resposta a longo fôlego! Voltando à sua pergunta, meu trabalho é com os anos de ter suado meu sangue e eu ainda continuar a fazer isso. As pessoas estão muito céticos, eles vêm com uma agenda própria e eu também estive com alguns dançarinos cujos nomes eu não mencionei. Quando eles vão para ver outra dançarina, eles vêm com a idéia de que automaticamente eles não vão gostar da pessoa que trabalho. E eles vêm basicamente de criticar. Tenho certeza de que há insegurança entre os bailarinos, não somente aqui, há insegurança em todos os lugares. Eu estive em quartos próximos com os dançarinos no México, os EUA, na França. O bolo é pequeno, todo mundo quer ter um pedaço dela. Mas ainda assim, gostaria que as pessoas estavam um pouco mais aberto, um pouco mais o dar eo receber.

Você coreografar os movimentos em câmera lenta. Às vezes, é quase transe ... Você espécie de perder-se? Como bem faz esse tipo de coreografia descer com o público?
Agora, o meu trabalho coreográfico para o meu próprio eu é muito minimalista, em comparação com às vezes quando eu coreografar para outras pessoas, onde os movimentos são muito mais rápido, como quando você viu Celebrações "última noite", algumas partes em que as artes marciais eram pessoas desempenho. Embora às vezes as pessoas acham que eu entro em transe, ainda estou muito consciente. Eu trabalho com o rasas, embora às vezes o trabalho é abstrato, o trabalho tem um monte de sentimento para ele. Posso estender a mão, mas quando eu estender a mão, se eu estou fazendo o Sringara rasa ou Bhakti, que está em minha mente para que a coreografia especial, que é quando às vezes se sente como se eu estivesse entrando em transe.

Nos dias anteriores, na verdade, na noite passada quando eu vi em Chennai, certos gurus vêm nos bastidores, eu sei que há uma década atrás, nunca teria vindo dos bastidores e não querer ser visto ... mas os tempos mudaram, é bom e eu não ter qualquer rancor, OK, eu entendo. Também sinto que agora, lentamente, a velha escola está a abrir, pelo menos, aceitar. Se você gosta de trabalhar ou não é um assunto pessoal e é compreensível que o trabalho de cada criador não tem necessariamente de ser muito bom. Mas pode ser muito boa também. Não é que ...

O que inspirou você a colaborar com os artistas marciais Manipuri em 'Celebrações'?
Como você sabe, por umas boas duas décadas, tenho trabalhado como um artista solo. Eu continuo a fazer trabalhos solo, mas chegou um momento em que senti que, no cenário da realização cena indiana, as pessoas agora estavam um pouco abertas, talvez ainda não aceitar, mas pelo menos eles estão dispostos, até mesmo os colaboradores. Eu tenho trabalhado com Dadi Padamji em Puppets, os irmãos Gundecha que vêm colaborando comigo desde 1990. Nós começamos o trabalho em 1989, quando pedi-lhes que colaborem comigo para o Festival de Dança de Khajuraho, em 1990. Então, eu sempre olhar para um monte de trabalho de todas as artes do espectáculo. Eu tinha visto a forma de arte ta thang há muitos anos, mais de 20 anos atrás, e aí veio uma oportunidade. Estas obras, a fim de ser desenvolvido, precisa de dinheiro. Aconteceu de eu receber uma comissão para a televisão Onida Awards e eles queriam algo diferente. Tive essa idéia, então eu fui para Imphal e reuniu Guru Devabrata Singh, que é o guru do Grupo de Hula, no grupo eu fui trabalhar e eu pedi a sua permissão.

E o que me atraiu mais a técnica Hula é a sua forma. Eu posso relacioná-la com a minha forma como eu fazer isso e eu também vi que eles estavam dispostos a abandonar as suas espadas e paus. Eu usei a sua técnica. Apesar de colaborar, eu sempre ressaltar o meu trabalho fora de usar colaboradores da técnica e, em seguida, tipo de adicionar no meu, como quando se está a trabalhar no estrangeiro e é um tipo diferente de vocabulário. Quando eu ia trabalhar com um dançarino clássico indiano, gostaria de tentar usar sua base. Quando alguém está familiarizado com qualquer técnica Bharatanatyam ou a técnica Kathak, ou mesmo a Manipuri ou técnica Odissi, eu usaria isso como um fora para trabalhar com a linguagem que eles têm e é fácil para eles, e então eu classifico saltando de adicionar mina. Essa é a minha abordagem.

.. Entrelaçamento?
Sim, isso é certo.

Quais são as suas diretrizes para artistas programados para manter a forma física?
(Risos) Eu não sou um instrutor físico!

A aptidão física é uma condição prévia para a atividade rigorosa. Como você mantém a forma física?
Falando por mim, do jeito que eu tente me manter em forma, definitivamente não é o controle da dieta. Além disso, apenas o exercício do corpo. E mais uma vez que diferentes pessoas têm diferentes capacidade de alongamento e flexibilidade. Se você pode exercitar, caminhar, nadar, isso certamente ajuda.

Muitos estão cientes de que você colaborou com a banda de rock Pink Floyd. Como isso aconteceu?
Isso foi por volta de 1969, ai ... isso foi há séculos! Faz 32 anos agora. Você conhece o trabalho, o que nos uniu, foi um fundraiser. Foi organizada pela neta de Winston Churchill, Arabella Churchill e eles estavam arrecadando dinheiro para os leprosos da Índia e da África. Eles estavam no programa e eu estava no programa. Eu dancei com um de seus primeiros álbuns muito chamado de "Meddle". Eu tinha ouvido isso, eles tinham visto a minha dança. Então, eles jogaram e fizemos uma espécie de improvisação já que sabia que a música que eles estavam jogando. Então, essa é a minha colaboração e desempenho com o Pink Floyd. Foi feito em Chelsea Town Hall, em Londres.

Seus projetos futuros ...
Os mais imediatos que eu tenho são, estou trabalhando na Inglaterra, em Winchester no Alfred King's College com um compositor de música com o nome de Francis Silkstone quem está compondo a música para o bem conhecido mito muito Orfeu e Eurídice. Este é um trabalho experimental, que está sendo chamado de 'Crying Orfeu Orfeu, onde está em julgamento depois que ele perdeu Eurydice no submundo. Há Amelia Cuni, uma cantora italiana, que por muitos anos tenha aprendido na escola Drupad sob a Malliks, ela é completamente uma realização figura conhecida agora na Europa. Então, ela também é parte da colaboração. Estou trabalhando também com os alunos de Alfred King's College, que tem uma seção de artes cênicas.

O outro projeto, como mencionei anteriormente está trabalhando com os surdos e os jogadores de acção, que é uma companhia de teatro surdos com base em Calcutá durante 28 anos. Eu vou estar criando uma nova peça de dança para surdos Way, que é um festival internacional de artes cênicas surda, onde cerca de 60 países vão participar. Eu vou criar uma obra, que será exibido nos Estados Unidos no início de julho.

Como disse a LV

Astad Deboo
B-7, Shapur Baug
VP Road, 400004 Mumbai
Ph: (022) - 3877747 / 3879604
Fax: (022) - 3884520
E-mail: astaddeboo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário