ISADORA DUNCAN


Isadora dancan. americana , bailarina e coreógrafa , a dança moderna e a liberdade de expressão na arte tem a sua contribuição. pesquisava a arte clássica Grega , foi a primeira bailarina ocidental a dançar descalça, com túnicas e echárpes, despresava o balé, inovou na escolha dos compositores e na pesquisa do movimento , a dançarina que sente e pensa o seu corpo, e encontrou em Nietzsche, filósofo Alemão, o dionisíaco e o Apolíneo , nas coreografias criadas por ela .Isadora era livre,despresava casamentos, dançava e vivia como queria, isso na América conservadora de 1907, ela amava o mar, e via a sua gestualidade através da água, pois amava o mar.
Ela é uma inspiração para mim que escolhi uma forma sistematizada e codificada como a dança clássica Indiana e vejo que no momento minha alma quer romper com a forma e liberar um estado , uma organicidade que necessita de uma outra forma, criada por mim. A liberdade de unir emoção e movimento sem a dependência de obedecer a algo pronto e estático. Não acho errado a tradição, ela é importante como ponto de partida, mas para uma artista como eu, que se inspira na experiência pessoal, na arquitetura, na presença do sagrado, a liberdade é a única saída.

Comentários